sábado, 7 de abril de 2012

Esotéricos e Exotéricos

Os ensinos exotéricos são parte dos ensinamentos que são falados abertamente num grupo de estudos ou numa seita secreta, geralmente quando um a pessoa adentra num grupo fechado ela recebe apenas explicações vagas, não muito profundas, acerca dos mistérios.

Existe uma curiosidade mórbida de muitos iniciantes sobre estes ensinos secretos, foi oque aconteceu com wagner quando ele passou a integrar um grupo de estudos, a chamada gnose.

Porque ele recebeu a informação resumida de que a gnose era o autoconhecimento, eles estudavam diversos assuntos religiosos, se aprofundavam muito na ciência e mística egípcia.

Mas em uma palestra ele aprendeu que todos aqueles ensinamentos que ele estava recebendo era apenas a parte exotérica, ou seja, a parte aberta que era liberada para o iniciante.

Havia outra parte que era a parte esotérica, os ensinamentos esotéricos são os ensinamentos secretos, a parte que não é revelada, não é revelada assim de cara porque muita coisa seria chocante para o iniciado.


o pentagrama que simboliza o homem de braços abertos que atingiu a evolução na roda da reencarnação, por isto dentro do circulo, como sansara, invertida é usada na magia negra para invocar o diabo.

Por exemplo, nunca em um grupo aberto se recebe a revelação que eles cultuam Lúcifer; para eles chegarem a dizer que é certo cultuar Lúcifer é necessário o iniciante ter passado por uma lavagem cerebral e descristianização, limpar todos conceitos de bem e de mal, dizendo que um anjo caído poder ser um anjo de luz pela reencarnação.



ideo onde mostra um ritual satãnico feito sobre o pentagrama


Usam a igreja católica como bode expiatório, convencem que a igreja deturpou bíblia, que alterou partes dela, ou seja, criam uma conspiração que cause revolta para que todo ensino que se está recebendo seja visto como algo transformador, porque se a pessoa perde a referencia bíblica de moral fica muito mais fácil reprogramar a mente do iniciado.

Numa palestra que abordava símbolos secretos ele descobriu que muitos símbolos podem ser invertidos para simbolizar a involução de alguns grupos, no grupo que ele participava havia o pentagrama dentro de um quadrado, foi explicado que o pentagrama simbolizava o homem de pé que alcançou a evolução pelas rodas da reencarnação.


O simbolo acima chamado de cruz de nero, tem diversas interpretações, mas por ser uma cruz invertida já foi usada como protesto contra valores cristãos.


Afirmaram que o pentagrama era um símbolo positivo o problema era quando era usado de cabeça para baixo, mas pesquisando sobre este assunto ele descobriu que isto era apenas uma teoria para desviar a atenção, para o fato que o pentagrama é um símbolo de magia.



Algumas pessoas acham que porque vão a alguma reunião e é abordado tudo abertamente, estão entrando numa comunidade aberta, por exemplo, alguém vai a uma igreja, o pregador fala da bíblia, cantam alguns hinos e pronto, isto seria um culto aberto, nada é feito às escondidas.

O simbolo yang e ying simboliza o equilibrio das forças positivas e negativas, onde há luz sempre há trevas e onde há trevas sempre há luz.

Mas ai se descobre como muitos já descobriram que o pastor da igreja é um iniciado maçom, porque para maçonaria qualquer um pode ser maçom, e neste caso o pastor introduz disfarçadamente práticas ocultistas e conceitos ocultistas de uma forma que muitos poucos conseguem distinguir.




Nesta foto a cruz aparece invertida, alguns interpretam isto como uma inversão de valores, a ponta da cruz apontando para baixo significa que se passa a trabalhar com as forças terrenas e diabólica.

Por isto hoje no meio evangélico há uma grande preocupação por parte de alguns grupos sobre a nova era, pois adentramos numa era de grandes transformações em todas as áreas do conhecimento, e o conhecimento se funde de tal modo que fica difícil distinguir a doutrina pura e verdadeira.

Por isto é comum no meio gospel surgir muitas polêmicas sobre certas manifestações e sinais sobrenaturais, muitas vezes atribuindo certos sinais como sinais da Nova Era, ou a ensinos heréticos.

0 comentários:

Postar um comentário